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5 dicas para vender mais nos grupos do facebook + 3 dicas extras

Quer vender mais nas redes sociais? Nós, aqui da Agência SmallBe, separamos algumas dicas infalíveis para que você venda mais e melhor nos grupos do Facebook, no Facebook Marketplace e outros canais.

Dica #1 – WhatsApp

Imagine a cena: Você faz parte de diversos grupos e sempre tem alguém perguntando quem faz doce, petisco, bolo, salgadinhos etc….e é exatamente o que você faz. Opa…Deu Match!

pergunta grupo facebook

Na maioria das vezes você pede para o cliente falar inbox ou… escreve o número do WhatsApp na postagem, não é? Só que nessa de mandar o número, o cliente fica com preguiça de ir lá, lembrar teu número, copiar, colar na agenda, adicionar e depois ainda achar você no WhatsApp, fora outras dezenas de pessoas competindo contigo a atenção daquele cliente, não é verdade?

Isso sem contar que se você mandar inbox para a pessoa, a mensagem acaba indo parar naquela área escondida do Facebook Messenger e acaba que o cliente em potencial nem sabe que você mandou mensagem. Tem gente que recorre em adicionar o cliente como amigo pra mensagem não ficar na área escondida.

solicitacoes de mensagem facebook

Para você se destacar de outros vendedores e fisgar aquele cliente, não mande o número como texto na postagem, rezando para ele falar com você…mande o link do WhatsApp direto!

Como funciona:

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Você entra nesse link: https://join.chat/en/link-generator-for-whatsapp/ e coloca seu número de celular e uma mensagem. Digite o código do Brasil, código da cidade e seu número de celular. Depois você escreve uma mensagem, que é opcional.

Exemplo: 5521999990000
Você está no Brasil então o 55 vai na frente de tudo, seguido do código do Rio de Janeiro e seu número.
Logo depois você ainda pode escrever uma mensagem. Essa mensagem virá pronta para o cliente. Digamos que você escreva: Oi, tenho interesse no produto XXXX.

Após digitar o número e escrever (ou não) a sua mensagem, clique em generate Link.

O site irá gerar um link pra você e você pode enviá-lo para qualquer pessoa. Quando o cliente clicar no seu link, vai abrir uma janela de conversa com seu número de WhatsApp direto e a mensagem que você escreveu. O cliente não precisou fazer nada.

O seu link será algo como: https://wa.me/5521993694876?text=Oi

e poderia ser maior se fosse assim: https://wa.me/5521999999999?text=oi%20tudo%20bem%20eu%20gostaria%20de%20falar%20com%20alguem%20sobre%20uma%20duvida%20q%20eu%20tenho%20agora%20mesmo

Viu a velocidade e como isso pode fazer você fechar mais vendas? É incrível!

Vamos para a próxima dica?

Dica #2 – Agilizando as respostas para os clientes com o WhatsApp Business

Bom…no meio de tantos vendedores, você conseguiu a atenção do cliente e ele veio falar com você. Ótimo! Atender um cliente é fácil, mas imagine atender 2, 3, 10, 20 clientes ao mesmo tempo te mandando mensagem…não dá!

Se você tem o WhatsApp Business (e aconselhamos que você use a partir de já), você consegue criar uma mensagem de saudação. Essa mensagem de saudação é enviada a todo cliente que nunca falou com você antes e é disparada apenas uma única vez assim que ele manda a primeira mensagem. No WhatsApp normal não dá pra fazer isso.

O ideal é que a mensagem de saudação contenha as respostas para quase todas as perguntas ou que encaminhe o cliente a obter todas as respostas que ele quer porque…ora…se 10, 20 clientes falarem com você ao mesmo tempo, você não vai conseguir responder todos os 10, 20 sem deixar ninguém sem resposta ou esperando um tempinho e ai você pode ter perdido uma venda.

Aqui entre nós…o que os clientes mais costumam perguntar?
1 – Entrega no bairro xxxx ou lugar xxxx?
2 – Tem taxa?
3 – Posso ver um cardápio ou tabela de preços?
4 – Tem mais fotos do produto?

mensagem saudacao atalho whatsappbusiness
Mensagem de saudação + atalhos funcionando

Bom…nem todas as perguntas poderão ser respondidas pela mensagem de saudação…por isso você tem as “respostas rápidas”ou “atalhos”.

Respostas rápidas ou atalhos são frases e textos que já ficam guardados no seu WhatsApp Business e que são enviadas ao escolher o atalho…você nem perde tempo digitando. Um texto de 100 palavras você envia com 3 toques de dedo.

Imagine que um cliente perguntou se você entrega no bairro X, ou Y. Agora imagine 10 clientes perguntando isso. Agora imagine você escrevendo para cada cliente a mesma frase, mesmos preços. Esquece isso…vamos criar um atalho!

como chegar atalhos whatsapp business

Vá no WhatsApp Business, clique em configurações>configurações da empresa>respostas rápidas.

Clique no botão verde com o símbolo +. Escreva sua mensagem, defina um nome para o atalho e uma palavra chave (essa palavra chave pode deixar pra lá.

Dica importante: Nós recomendamos escrever e bolar essas mensagens com calma no computador, no bloco de notas ou no Microsoft Word ou mesmo numa conversa com alguém. Estruture, coloque sinais, espaços, quebras de linhas e quando estiver tudo pronto, você copia a mensagem toda e cola lá atalho. Assim você consegue ir montando melhor suas mensagens.

Após salvar a mensagem, abra a conversa com alguém e digite a tecla /

atalhos print

Você verá que aparecerá seu atalho com todo o texto longo que você teria que ficar digitando.

Dica #3 – Automatizando as respostas – Um robô vendendo por você

Vamos recapitular?

Você viu alguém pedindo indicação de produto, deu seu link, a pessoa clicou e falou com você, a mensagem de saudação já respondeu algumas coisas, mas você está recebendo ainda mais mensagens? Está na hora de ir para o próximo nível e automatizar as respostas!

O que significa automatizar as respostas? Imagine um cliente perguntando sobre taxas de entrega e seu WhatsApp responder quais são as taxas…sem você sequer ter olhado o celular!

Seria incrível né? Tão incrível que podemos fazer também! Existem aplicativos na Google Play que são “respondedores automáticos” de WhatsApp. O que esses aplicativos fazem é responder pessoas no seu WhatsApp baseado em palavras chave.

Digamos que o cliente pergunte: Quais as taxas de entrega, entrega em Copacabana ou vocês entregam? Você pode criar um gatilho que, quando o app ler: “entrega em”, “vocês entregam”, “quais são as taxas” etc, eles responde o que você definir.

Mas isso tem que ser muito bem definido, caso contrário alguém pode escrever “vocês entregam amanhã? ” e ser respondido com as taxas de entrega, o que não é exatamente a pergunta.

 Automatize seu Facebook também!

Se você já tem uma página no Facebook, você pode usar sistemas como ManyChat e ChatFuel para programar respostas para qualquer pergunta dos seus clientes igual como você fez no WhatsApp.

Que maravilha seria se preocupar apenas com produzir e deixar um robô respondendo e fechando pedidos para você ,né? Nos próximos artigos explicaremos como fazer.

Vamos lá…você tem uma pizzaria e um cliente manda mensagem: “Boa noite, eu queria pedir uma pizza”.
O robô responde: ‘Oi, boa noite Maria. Claro, vou te enviar nosso cardápio agora”.
Nisso o robô já envia o cardápio e, enquanto o cliente está lendo, 30 segundos depois o mesmo robô diz: “Enquanto você pensa no seu pedido, nós entregamos nos locais X, abrimos todo dia de tal hora a tal hora e hoje estamos com promoção tal”.

Nós aqui da agência adoramos criar bots de atendimento para os nossos clientes para aumentar as vendas e melhorar o atendimento. Preocupe-se em contratar mais cozinheiros e entregadores… você irá precisar!

Dica #4 – Fotos e PDFs? Furada! Foge dessa cilada, Bino!

É perfeitamente normal… você vai atrás de um designer para criar uma arte com o cardápio ou a tabela de preços dos seus produtos e depois…. cada cliente que fala com você, você vai lá, busca o arquivo que você já encaminhou para alguém e encaminha para o cliente, não é? Ou você acaba abrindo a galeria e caçando o documento.

Aqui na agência, nós criamos artes gráficas, cardápios, banners, tabelas de preço, mas sempre dizemos que isso só deve ser feito com uma estratégia…sabe por quê?

Porque se o seu fluxo de clientes é grande (e se não é, vamos fazer ser), você vai precisar agilizar ainda mais o tempo de resposta..caso você tenha um cardápio em PDF ou em imagem, não dá para automatizar ou programar o envio deles…tudo acaba sendo manual…e cá entre nós, perde-se muito tempo procurando e enviando foto e arquivo pdf de cardápio e tabela de preços para cada contato do WhatsApp.

Sim, estamos vendo um pouquinho do nosso peixe, mas aqui nós tentamos sempre que possível criar landing pages de conversão ou apresentação para nossos clientes ou o que chamamos de mini site.

Imagine a situação: Um cliente falou com você, e ao falar com você sua mensagem de saudação dispara!

Oi Mariazinha…Como posso ajudar?
– Para saber sobre entregas clique aqui
– Para saber sobre os produtos, clique aqui
– Para saber sobre horários de entrega e funcionamento clique aqui

Imaginou? Tudo que o cliente quer saber resumido em um único lugar. Ali ele vai tirar todas as dúvidas e depois é só fechar a venda ou…caso o orçamento esteja muito apertado, você pode deixar seu cardápio ou tabela de preços na nuvem e programar que seja enviado o link que abre o arquivo.

Landing page de apresentação é uma página na internet que tem o domínio da sua empresa, exemplo: suadoceria.com.br, e contém todas as informações dos produtos ou serviços, perguntas e respostas e qualquer coisa que você possa querer acrescentar. É um mini site que agrega todas as informações que o cliente precisa saber para fechar com você.

E por que preferimos mini sites , e não imagem da tabela de preços ou cardápio em pdf?

  • Porque depois de pronto você poderá editar sem depender de ninguém.
  • Porque o que aparece na tela se adapta a qualquer tela, seja computador ou celular.
  • Porque não perde qualidade.
  • Porque diferente de imagem ou PDF, um mini site você pode fazer anúncios no Facebook e no Google e direcionar ao mini site.
  • Porque suas informações ficam sempre concentradas num único lugar.
  • Porque você pode colocar o link do seu mini site no seu Instagram e quem clicar já irá ver tudo.

Dicas extras

Encurtadores de links

Lá em cima falamos do site que cria o link para enviar para os clientes , porém…às vezes o link fica muiiiiiiiito grande. Para consertar isso você pode usar encurtadores de link como o bit.ly. O que o bit.ly faz é criar um link pequeno invés de compartilhar algo grande.

como criar seu link no bitly para link de atalho do whatsapp

Criar link do WhatsApp pelo aplicativo do WhatsApp

(Só funciona no WhatsApp Business)

Se você usa o WhatsApp Business, vá em configurações>Configurações da Empresa>Link curto.

link curto whatsapp 2

Lá você pode criar também seu link com sua mensagem. Você edita a mensagem e já tem botões para copiar e compartilhar o link, sem precisar de um site para isso.

Nunca perca nenhuma anotação

google keep anotacoes nuvem

Já ouviu falar do Google Keep? O Google Keep é o nosso queridinho aqui na agência. O Google Keep é um bloco de notas online que fica sincronizado no seu celular. Ele é excelente e não tem como viver sem ele.

Você pode colocar ali senhas, anotações, textos que você usa sempre, informações sobre seu site, lugares e coisas que deve sempre lembrar, além de listas de compras e lembretes.

Aqui na Agência, nós usamos o Keep para armazenar os dados dos clientes que sempre precisamos ver de vez em quando, separamos por etiquetas e, assim, não precisamos ficar procurando em e-mails.

E o melhor? Se você perder o celular, fica tudo na nuvem na sua conta Google e pode ser visto em qualquer computador ou celular se você tiver seu login e senha do Gmail. Pode parecer besteira instalar um aplicativo apenas para anotar coisas, mas por ser na nuvem você nunca mais vai perder aquela anotação importante, seja porque o celular quebrou, seja por perda, furto, roubo…vale muito a pena!

Nessa fase tão difícil que estamos passando, estamos ajudando pequenos empreendedores a crescer mais e fazer a economia girar. Estamos com preço INCRÍVEL para criação de mini site para fazer você vender mais.

Fale com a gente…vamos vender muito!

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